Bem-vindo ao "site" do Curso "NUNO TRISTÃO"

Curso NT


Este site, o primeiro do género organizado por um curso da Escola Naval (criado em Março de 2003), será aquilo que nós quisermos que seja… um repositório de informações, notícias e um elo de ligação entre camaradas de um mesmo curso, o “Nuno Tristão” que abrange os cadetes entrados na Escola Naval em Outubro de 1961 e os que foram absorvidos do curso anterior.
Acreditamos sinceramente que, com um "site" desta natureza, o nosso sentimento de união poderá sair reforçado, na medida em que, colocando-nos a todos mais perto uns dos outros, nos permitirá fazer como que uma "navegação à vista".
Para se tornar realmente efectivo, o “site” terá que ser enriquecido com informações úteis e, sempre que possível actualizadas, o que nos propomos fazer. Este objectivo, porém, só poderá ser inteiramente cumprido, quando tivermos a noção de que o “site” é objecto de uma visita frequente por parte dos nossos camaradas, familiares e amigos.

 

armada

Foi bem sentido este espírito no luto que fizemos pelo Albano. Havia que continuar a obra, a que tinha dado o seu empenho,  capacidade tecnológica e muita dedicação, materializando a ideia do Mendonça, Marinho, Adragna e Amaral grupo que consigo sonhara o "site", que nos tem permitido viajar por este mundo de camaradagem, companheirismo e afetos Conseguiu-se erguer o testemunho com a generosidade da sua Família, em especial do Rui e Bruno, seus filhos, a quem nos cabe agradecer e prometer  manter vivo, como o Albano desejava, o "seu site", que é, e será, do NT sempre.
A pronta disponibilidade e o saber tecnológico do Marco Mendes, da Família Naval, foi o suporte firme para a recepção do testemunho.
Anterior e posteriormente a 2003 esse grupo integrando, ou não, todos os elementos foi organizando com muito empenho os Encontros Anuais do Curso, até que, em 2011, para as  Comemorações dos 50 anos da entrada na Escola Naval se constituiu uma Comissão, mais alargada, tendo como um dos objectivos a constituição de um livro de memórias, tendo sido o Albano o elemento fundamental, com o seu saber e muita dedicação, para a materialização do Livro do Curso.
Extinta essa Comissão no final das Comemorações, em 2012, com alguns desses elementos, que já vinham do grupo que sempre organizou os Encontros, foi criada a Comissão NT SEMPRE e, lá estava também o Albano Manuel Alves de Jesus.
Nesta nova etapa que o tempo vai determinando, esperamos que o "site" do NT continue vivo como elo de ligação entre todos nós e como contributo para tal, surjam outros mais apontamentos de vida que, como disse um camarada, demonstrem que ao longo de cada cabelo branco, de cada ruga  há uma pequena "estória" de entrega e paixão pela vida que escolhemos, que testemunha momentos de alegria e tristeza, de escolhas e decisões nem sempre fáceis, que queremos ver partilhada.
Que a maresia nos oriente sempre nesta rota de saudade e amizades retomadas.